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Roaratorio, An Irish Circus on Finnegans Wake - John Cage.
por Patrícia Ribeiro
“O que nós precisamos, em Joyce e em nossas vidas, é arriscar, o mais que pudermos, voltar à poesia e ao caos, em vez de ficar sempre do lado seguro, junto do policial.” (CAGE, 1992)
O músico norte americano John Milton Cage Jr. (1912-1992) foi um compositor, teórico musical, escritor e pioneiro da chamada música aleatória e do uso de instrumentos não convencionais, bem como do uso não convencional de instrumentos convencionais. Para Cage, todas as atividades que compõem a música devem ser vistas como parte de um único processo e, por isso, ele integra à música sons antes considerados ruídos.
Nessa composição, Roaratorio, An Irish Circus on Finnegans Wake, de 1981, concebida como uma peça radiofônica, Cage sobrepõe ao som de palavras e outros sons mencionados por James Joyce em seu livro Finnegans Wake, ruídos ambientais captados em vários dos lugares descritos na obra de Joyce, além de outros sons próprios à música tradicional irlandesa.
O termo Roaratorio, neologismo cageano, aglutina roar (em português, rugido) e oratório, esse último, tomado sob a perspectiva de um oratório que ultrapassa os muros da igreja, captando os sons do lado de fora, do mundo, associado, como seu título indica, à ideia de circo, seja no sentido de uma situação que é confusa, barulhenta, seja no de um circo “que não tem um centro, mas que melhor se define pela pluralidade de centros”[1].
[1] TERRA, V. Entre categorias: rádio música de John Cage. Disponível em: http://www.poiesis.uff.br/p25/p25-artigos-2-vera-terra.pdf