Bibliografia
Abrindo os trabalhos da comissão de Bibliografia, tomamos dois recortes de textos de Lacan e Jacques-Alain Miller que esclarecem o que está em jogo no que se refere ao Acontecimento de Corpo:
“Deixemos o sintoma no que ele é: um evento corporal, ligado a que: a gente o tem, a gente tem ares de, a gente areja a partir do, a gente o tem. Isso pode até ser cantado, e Joyce não se priva de fazê-lo”
Nesse texto de Lacan, Joyce, o Sintoma, tal como foi ressaltado por Miller, encontramos o acontecimento de corpo associado a esse entoar de uma lalação: “l’on l’a, l’on l’a de l’air, l’on l’aire, de l’on l’a”. (Miller, 2004:49).
Embora, Miller tenha Freud como ponto de partida, é em Lacan, mais especificamente, no texto “Joyce, o sintoma” que essa expressão é pinçada. Nela, ressaltam-se os ecos da alíngua no corpo na medida em que:
“Ter um corpo” vale por sua diferença com “ser um corpo”. Para o animal se justifica identificar seu ser e seu corpo, enquanto essa identificação do ser e do corpo não se justifica para o homem (…) ele é também feito sujeito pelo significante, quer dizer, é feito da falta a ser”. (Miller, 2004: 50).
E ele prossegue:
“o sintoma como um acontecimento de corpo é conexo a ‘ter’ o corpo (…). Do fato de que tem um corpo, o homem tem também sintomas com os quais não pode mais se identificar (…) Isso porque o corpo é onde se passam coisas imprevistas. Estas coisas imprevistas são acontecimentos que deixam traços desnaturalizantes, disfuncionais para o corpo” (Miller, 2004: 50).
E é isso que singulariza o corpo do LOM. Assim, Miller introduz uma definição de acontecimento de corpo:
“Esta expressão é uma condensação. Trata-se sempre, com efeito, de acontecimentos de discurso, que deixam traços no corpo. Fazem sintoma nele, mas na medida em que o sujeito em questão esteja apto para ler mais esses traços, decifrá-los. Isso finalmente, tende a reduzir-se a que o sujeito encontre os acontecimentos que estes sintomas traçam”. (Miller, 2004:50)
Fernanda Costa – Comissão de Bibliografias e Referências